No Feng Shui, as cores desempenham um papel importante na criação de ambientes harmoniosos e equilibrados. Cada cor carrega uma energia específica que pode influenciar o bem-estar e as emoções dos ocupantes de um espaço. Na hora de fazer um projeto de interiores residencial com Feng Shui, a escolha das cores deve ser cuidadosa e estratégica, alinhada com os objetivos do ambiente e as necessidades dos moradores.
A primeira coisa que é necessário compreender é que algumas cores estão associadas a um dos cinco elementos: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água e estes, por sua vez, se associam a determinados guás.
A madeira, que traz a energia do crescimento, renovação e vitalidade é o elemento dos guás da prosperidade e família, sendo representada principalmente pela cor verde. O fogo, elemento do guá do sucesso, está ligado à paixão, energia, entusiasmo e visibilidade, sendo bem representado pelo vermelho e laranja.
Já o branco, cinza e tons metálicos remetem à clareza, eficiência e precisão do metal, que é o elemento dos guás da criatividade e dos amigos.Em compensação o preto e o azul escuro estão relacionados ao elemento água e ao guá do trabalho, simbolizando tranquilidade, introspecção e fluidez.
E o elemento terra, associado à estabilidade, nutrição e apoio, representa os guás da saúde, sabedoria e relacionamento, e tem como cores o amarelo, marrom e tons terrosos em geral.
Além de entender quais cores representam cada elemento, também precisamos levar em consideração que cada guá tem uma cor específica que o representa, que pode ser igual, ou não, à cor do seu elemento.
No caso do guás do sucesso (fogo) trabalho (água), família (madeira), saúde (terra), amigos (metal) e criatividade (metal), a cor do guá coincide com a do elemento.
No entanto, o guá da prosperidade, do elemento madeira, tem como cores principais o púrpura e o dourado. Já o relacionamento, cujo elemento é a terra, é representado pela cor rosa. E o guá da sabedoria, também do elemento terra, tem como cor principal o azul claro.
Outro ponto de atenção é sobre a finalidade dos ambientes e sua localização em relação ao baguá. Um escritório é um local onde é necessário ser produtivo, criativo, ter energia, então, se esse ambiente estiver na área do trabalho, por exemplo, não podemos simplesmente pintá-lo todo de azul escuro, pois o azul, apesar de energizar a área do trabalho, é uma cor que não estimula a produtividade , pelo contrário, induz ao relaxamento. A mesma coisa com um quarto que está na área do sucesso. Apenas adicionar a cor vermelha com a intenção de energizar o sucesso será prejudicial para o seu cliente, já que o vermelho não possibilita o relaxamento.
Então, mais do que a teoria sobre as cores, é preciso ter conhecimento dos conceitos básicos e das diretrizes do feng shui para compor um projeto harmonioso e que garanta o bem-estar. O equilíbrio é sempre a melhor solução!
E acima de tudo: as cores escolhidas também devem refletir a personalidade e as preferências dos seus clientes. Só assim eles vão se sentir confortáveis e felizes em seus espaços.